quinta-feira, 1 de abril de 2010

Pré-conceito (?)

.
Hoje eu resolvi falar de um assunto que bateu na minha porta nesse processo de au pair.

Tudo começou com um post no Aupairmom.com sobre uma familia afro-descendente que tinha problema de conseguir au pairs.

O segundo momento que o pré-conceito cruzou comigo foi com a primeira familia que pegou meu app. Eles são mulçumanos. Confesso que qdo eles largaram eu fiquei um pouco feliz. Eu estava disposta a conversar, pq nunca é d+, mas acho que não teria sido um bom match pra mim e nao estou falando isso por causa da religião. Religião é escolha de cada um, há pessoas boas e ruins em todo lugar, de toda cor e toda crença. No caso dessa familia eu acho que o grande problema seria cultural, certamente seria um passo mto grande pra mim e as dificuldades de adaptação seriam maiores.

Bom, chegando ao terceiro e ultimo momento (até agora... rsrs). Este foi com a minha host family. Eles são judeus. Pra mim não é problema nenhum mas eu vi mta gente falando MTA coisa de judeus nas comus do orkut. Levando em consideração que os EUA tem a maior colonia judaica do mundo (nao tenho certeza mas acho que é verdade) como eu posso querer viver a familia americana e não aceitar uma familia judia simplesmente por serem judeus? É claro que antes de falar sim eu perguntei da religião, o que eles esperavam de mim nesse sentido, se eu teria que segir algum ritual e eles foram super tranquilos qto a isso dizendo que nãao me imporiam nada de modo algum. A minha HF não é ortodoxa, não sei exatamente quais os costumes que eles seguem ou nao mas no momento da minha decisão isso não foi um peso negativo pois mais do que tudo eles parecem ser uma familia amorosa que se preocupam uns com os outros e era o que eu estava buscando.


Esse post foi apenas pra escrever uma reflexão que estava fazendo comigo mesma e que acho que pode ajudar alguém que ainda vai escolher a sua HF.

Bjinhos
Mi

5 comentários:

  1. Oiii!!

    Bravo flor!!

    Ainda não escolhi a minha HF (hope escolher logo!!), achar uma família que combine com você (my opinion) em tudo é impossível, mas também não pode ser tão discrepante a ponto de, exemplo, eu cristã, numa família hinduísta. Longe de mim julgar, cada um com seu pensamento, mas imagine eu morrendo de vontade de comer um hambúrguer e não poder comer em casa?! Ou num conversa totalmente random dizer que comi carne?! Parece rídiculo, mas no fundo é super constrangedor, afinal, respeito é sempre bom, independente de credo, pensamento e filosofia de vida.

    =P Tô fazendo um coment quase post, sorry...

    Mas seu post foi ótimo. O caso da sua HF é um, vai saber os outros que ainda existem. O famoso MATCH não poder ser só baseado nas Kids, Schedule a local onde a famíly mora.
    Pra mim, religião também é importante.

    Bom, valeu pelo assunto. Me fez pensar mais ainda =)

    Bjk =*

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha fechado com uma family de Chicago que é judia. Mas eles acabaram desistindo de ter uma au pair quando a antiga nanny pediu pra voltar a trabalhar com eles...

    Hoje, 2 meses e pouquinho nos US depois, eu vejo que eu não teria me dado bem se tivesse ido pra essa primeira family. Mas cada um, cada um, né? Meus hosts não são nem um pouco religiosos, inclusive a mãe da minha host mandou recado avisando "olha, a Páscoa é nesse domingo, viu?" HAHA

    ResponderExcluir
  3. Olá flor!!!
    Minha hf tb é judia, não conheço muito os costumes judeus, porém me pareceram super tranquilos e não mandaram nenhuma lista de restrições para mim... Mas se estou indo para uma nova cultura tenho os mesmos pensamentos que vc...
    Sorte pra gente!

    ResponderExcluir
  4. Oi..
    interessante seu post.
    Acho que o importante a se perguntar é isso (que vocÊ perguntou): Quais rituais eles esperam que vocÊ siga também.
    Se eles não vão impor nada acho que não tem problema nenhum não é..


    =*

    ResponderExcluir
  5. Oi flor,

    É, essa história de religião, raça e afins podem ser um pouco complicada para algumas pessoas. E não podemos negar que de alguma forma quando nos deparamos com algo assim ficamos um pouco inseguras, mas no meu caso isso não aconteceu. Na minha HF o pai e a mãe são da África e as kids são americanas, eles são negros, mas a minha preocupação ao aceitar o match era se eu realmente iria me sentir bem morando com eles. E foi isso que eu senti, uma família maravilhosa, com costumes mais próximos dos nossos...e tenho certeza que vou me sentir mais em casa do que se estivesse em uma família típica americana.

    Beijoooossss...

    ResponderExcluir