quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Familias Judias

.

Acho q era meu destino, afinal as duas familias q fizeram match comigo sao judias.

Antes de eu aceitar eu perguntei se eles eram ortodoxos e se seguiam a dieta kosher. Nenhuma das familias fazia nenhuma das duas coisas e decidi vir. Aqui onde estou no momento tem mta familia judia e numa cidade nao mto longe tem uma comunidade ortodoxa grande.

Vim sem saber nada de especial sobre os costumes e tradicoes deles mas me pareceu injusto recusar a familia simplesmente pela religiao dela ser diferente da minha, ainda mais nos EUA q tem uma comunidade judaica tao grande. Eh claro q as minhas perguntinhas basicas q eu mencionei acima eram pra garantir um minimo de normalidade pra mim.

Qdo eles sao ortodoxos seguem um monte de rituais e tradicoes q na minha opiniao tornariam a minha adaptacao mto mais complicada e a dieta kosher deles exige alimentos com selo kosher o q limita/foge do que eu estou acostumada.

Nas duas familias eu nao tive nenhum problema com a cultura. Nessa ultima inclusive participei da celebracao do ano novo deles. Ajudei a preparar o grande jantar, compareci a celebracoes e foi bem legal aprender um pouco de uma cultura que eu provavelmente nao teria como "experimentar".

A minha primeira familia era meio "mao de vaca", mesmo qdo nao estava explicito que o problema estava relacionado a dinheiro, ele estava. A segunda familia ja eh bem diferente nisso, nunca, nesse 1 mes e pouco q estou aqui eu senti q eles ficam fazendo conta disso ou q esse seja um grande problema pra eles.

O pequeno grande detalhe que talvez seja mais relevante eh o fato de que varios deles nao comemoram o natal e segundo uma amiga q esta no segundo ano com uma familia judia, eh uma epoca deprimente pra quem esta acostumado com isso.

Ao inves disso eles tem o Hannuka (nao sei se se escreve assim) que eh como o natal pra eles, ele trocam presentes por 8 dias (as criancas q me contaram isso) e nao sei ainda o que mais, logo mais, qdo o Hannuka chegar vou poder dizer pra vcs.

Bom, o intuito disso tudo eh falar q nao da pra analizar uma familia simplesmente por rotulos, mesmo qdo eles tem costumes e tradicoes semelhantes cada familia eh unica, com suas qualidades e defeitos... entao pra quem ainda esta procurando avaliem cada situacao com calma e bastante, as vezes achamos q nao eh problema eles nao terem refrigerante em casa mas as vezes vou almocar no subway so pra beber uma coca... rsrs

Vou ver se volto logo pra contar as minhas novidades do fds passado.

PS: Hj fui tomar uma flu shot com minha Hostmom. Depois conto mais sobre isso tb.



Bjokas
E bom segundo turno pra estiver no Brasil!
haha


Mi

6 comentários:

  1. é.. eu não sei se eu me daria bem com familias com religioes diferentes...
    masss tbm acho q eh uma experiencia nova e diferente!
    =]
    Beijoss

    o mais importante eh nao ter preconceito!

    ResponderExcluir
  2. que post ótimo, a família q eu estou indo a mulher é judia, não ortodoxa tbm, mas não perguntei sobre o natal. Em dezembro eu vou saber.

    Natal sem comemorar vai ser triiiiiste mas ta bom rs

    Beeeijo.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post :D
    Minha futura family tem mãe católica e pai judeu... disseram que não seguem mto a religião... mas comemoram os feriados judios e católicos... só não comem mariscos e carne de porco... pelo que vi vai ser de boa!
    Espero msm rsrsrs

    Bjusss

    ResponderExcluir
  4. Adorei!!
    Eu queria mto ir pra uma familia judia!! Sou evangelica e morro de curiosidade pra saber as tradicoes e tals... acho que é uma coisa meio pessoal!! eu nao teria problemas nenhum!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Hmmm, acho que escreve Chanukah :)
    E realmente, concordo com td q vc falou! Não restringiria minha família quanto à religião, mas precisaria saber como é o ritmo de vida deles. Casa com muitas regras não dá, meo. Demais pra nós, poors au pairs ou au poors! kkkkkkkkkkk

    =***

    ResponderExcluir
  6. A minha familia é judia....eles não seguem muito as tradições (mas sei que comemoram o hannuka), não são nem um pouco mão de vaca, oq eu acho ótimo, e eu sei que eles comemorarm o ano novo "normal" tb,além do judaico. Ano passado quando ainda estava no Brasil eles me mandaram fotos deles com aquelas tiarinhas que americano usa, de happy new year e do ano que esta comecando. Tenho uma amiga q esta em familia judia ortodoxa....ela só se ferra! Além de todos os costumes serem totalmente diferentes (tem dia que nao pode usar nada elétrico, e inclui-se ai carro, telefone, e luz, entre outras coisas), a familia não segue nenhuma regra do programa....ela só se ferra coitada!
    Por isso que temos que pensar bastante antes de vir! Graças a eeus eu não me arrependi! rs
    Beijos, ja escrevi demais hj! rs

    ResponderExcluir